Sabe que tipo de cheiro tem o espaço?!

publicidade

Vivemos rodeados de cheiros. Desde que acordamos até voltar a dormir inalamos centenas de cheiros nas nossas rotinas diárias.  Provavelmente, já nem nos apercebemos de uma grande maioria dos cheiros que as nossas narinas captam já que é algo com o qual vivemos habitualmente e cuja variedade a que o planeta terra nos habitua é praticamente infindável.

É fácil para nós imaginar que qualquer coisa com a qual lidamos na terra terá, certamente, um cheiro mas e se não for no planeta terra? E se for no espaço? Já pensou que tipo de cheiro o espaço poderá ter? É difícil de imaginar, não é? Talvez porque a maioria de nós não tenha vivido essa experiência, tenha também muita dificuldade em imaginá-lo.

No entanto, há quem já tenha tido essa experiência e a Nasa e os seus investigadores afirmam que o cheiro do espaço é algo semelhante a um grande aglomerado de carros, por exemplo, uma corrida de carros, na qual o cheiro a metal aquecido, fumos de diesel e cheiro a churrasco se misturam.

A origem destes odores está, maioritariamente, nas estrelas que vão morrendo e que geram explosões, libertando moléculas que flutuaram para sempre, um pouco por todo o universo ( hidrocarbonetos aromáticos policíclicos ) e que acabamos por ver muitas vezes sob a forma de cometas ou meteoritos. Estas moléculas contêm os mesmo compostos que encontramos em coisas tão comuns como o carvão, o petróleo e a nossa comida. O que explica o tipo de odor que a Nasa descreve.

publicidade